sexta-feira, 22 de junho de 2012

Tropeiro Paulista (Transcrição)



Rancho Grande dos Tropeiros - Benedito Calixto


Utilizando antigas trilhas indígenas, o tropeirismo no Brasil se desenvolveu comercializando gêneros e gado, abastecendo regiões de difícil acesso, fundando vilarejos que se tornaram cidades.
Inicialmente tropeiros paulistas faziam seu transporte entre as Vilas de São Vicente e São Paulo (Caminho do Mar), para o Rio de Janeiro e Minas Gerais (Vale do Paraíba). Após o Tratado de Madri, tropeiros sulistas começaram a levar para Feira de Sorocaba-SP: gêneros e gado provenientes do Rio Grande do Sul - Uruguay - Argentina - Paraguay (séculos XVIII até meados do XX). De Sorocaba, tropeiros paulistas faziam a distribuição para o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
Atualmente tradicionais centros de memória da cultura tropeira paulista preservam a alma da cultura caipira, em municípios onde o tropeirismo marcou presença perene. (http://migre.me/9Bu9V)
...............................................................................................................................................
 
Festa do Tropeiro em Piquete 2011, Núcleo de Tradição.
Festa do Tropeiro em Piquete-SP, 2011, Racho do Edson.
Festa do Tropeiro 2011, Piquete-SP

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...